As orquídeas e bromélias são flores sofisticadas que alcançaram expressiva presença em lares brasileiros em diversos países.
A Deslumbrante Beleza dasVandas
As espécies de orquídeas são célebres por sua extraordinária diversidade abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
leia mais
Originalmente encontradas em florestas tropicais e subtropicais, estes exemplares apresentam sistemas especializados de desenvolvimento em múltiplos biomas.
Descobrindo as Incríveis Neoregelias
Os exemplares de bromélias são parte na categoria biológica Bromeliaceae e têm sua principal origem da América do Sul e Central.
Mostrando arquiteturas particulares, diferentes tipos geram um reservatório central que armazena água. Tal característica possibilita que prosperem mesmo com pouca chuva.
Cuidados Essenciais para suas Plantas Exóticas
Luz Apropriada
A maioria das orquídeas prefere luminosidade difusa. Por outro lado, bromélias podem ser cultivadas em diferentes níveis de luz, de acordo com a variedade.
Molhagem e Controle Hídrico
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. É aconselhável irrigar exclusivamente em períodos de substrato desidratado.
Nas variedades que desenvolvem acúmulo de água, deve-se conservar alguma água nesta formação refrescando-a com frequência a fim de impedir o surgimento de larvas.
Meio de Cultivo e Fertilização
Orquídeas geralmente crescem melhor em compostos diferenciados que facilitam a eliminação do excesso de água.
Misturas contendo pedaços de córtex vegetal, substância adsorvente combinados com elementos que permitem circulação revelam-se apropriados.
O plantio de bromélias é viável em variados meios de crescimento, incluindo misturas para orquídeas, terra vegetal leve ou até mesmo fixadas em troncos.
Desafios Frequentes e Resoluções
Infestações e Patologias
Cochonilhas, ácaros e pulgões aparecem regularmente ao longo da vida destas flores.
As medidas preventivas abrangem arejamento correto, controlar os níveis hídricos e avaliar rotineiramente as flores.
Problemas de Floração
Na ausência de botões florais, verifique se estão recebendo luz suficiente. Vários exemplares requerem de redução de calor durante a noite para desencadear o processo reprodutivo.
A produção de flores nestas espécies comumente se dá uma única vez em seu período de desenvolvimento, entretanto desenvolvem mudas que são passíveis de replantio uma vez concluída a etapa de florescimento.
Pontos Favoráveis ao Ter Orquídeas e Bromélias
Superando a questão visual, tais espécies exóticas proporcionam vantagens ao habitat humano.
Algumas espécies ajudam na filtragem de poluentes, diminuindo a presença de químicos danosos e elevando os níveis hídricos no ar.
A prática de reunir vegetais tão especiais similarmente fornece ganhos para a saúde mental, aliviando tensões e formando laços com elementos vivos.
Primeiros Passos para Colecionadores Plantas Exóticas Tropicais
Aos novatos, é aconselhável iniciar por exemplares mais robustos.
Orquídeas como Phalaenopsis e representantes de bromélias epífitas configuram seleções perfeitas para cultivadores inexperientes.
Busque orientação em estabelecimentos de jardinagem e comunidades online para incrementar sua perícia sobre estes extraordinários exemplares.